top of page

Projeto veterinário mirim premia 56 estudantes

As crianças receberam uma cartilha, para que através dos ensinamentos fosse realizado um desenho

Núbia Hauer

 

Desenvolver nas crianças o senso crítico para o cuidado com o meio ambiente e para com os animais. Este é um dos objetivos do projeto Veterinário Mirim, desenvolvido pela Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Conselho Municipal de Proteção Animal, com o apoio do Fundo e Conselho Municipais do Meio Ambiente, na cidade de Toledo. Este ano o tema proposto foi ’Seja um humano legal, não abandone o seu animal’, no que os alunos dos 4º anos das escolas municipais realizaram a confecções de ilustrações.

 

No total, 1600 crianças foram atendidas pela ação, que premiou nesta quarta-feira (08) no anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), os 56 melhores desenhos.

 O vice-prefeito, Tita Furlan explica que a criação do Conselho Municipal de Proteção dos Animais foi criado por ele, quando era vereador. “Perceber que a criação do Conselho está colhendo bons frutos é algo maravilhoso”.  

           

Tita reforça que na 1ª edição foram contemplados 19 alunos na premiação. “Perceber esse crescimento é motivo de muita satisfação, porque demostra a progressão que o projeto está tomando”.  

A secretária de Educação Janice Salvador salienta que parcerias como essas atendem a demandas que a sociedade impõe na educação em questões, por exemplo, para a formação dessas crianças que estão inseridas nesse contexto social, vivenciando os problemas relacionados ao meio ambiente incluindo os cuidados com os animais. “Certamente cabe à escola também prepará-los trazendo elementos, materiais e profissionais que possibilitem um aprofundamento nessas questões”. Janice informa que isso traz uma diversidade de práticas e concepções, que agregam ainda mais na formação das crianças”.

 A estudante Maísa dos Anjos, de 08 anos, que veio acompanhada da mãe Maria Regina Soares dos Anjos, comenta como foi o momento que a diretora contou que ela havia ganhando. “Na minha sala são 26 alunos e eu fui à única que ganhou. Isso me deixou muito feliz, porque eu fiz vários desenhos para entregar o melhor e perceber que isso deu certo é muito legal”.

 

A mãe orgulhosa diz que a filha estava ansiosa para receber o prêmio. “Eu achei muito legal esse projeto, porque motiva as crianças a cuidar dos animais, além de também influenciar nos estudos, porque eles percebem que quando algo é bem feito, alcança resultados”, finaliza.

 

O projeto

A ação é desenvolvida pelo curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, Prefeitura de Toledo através das secretarias municipais de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, Saúde e Educação, além da Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (Afocato).

A professora de medicina veterinária da PUC, Maria Cecília de Lima, conta que a ideia de realizar este trabalho veio do exemplo de uma ação semelhante que é realizada com alunos curitibanos.

Além disso, a docente destacou, “é importante realizar este tipo de projeto com crianças, já que o objetivo é conscientizar desde cedo. O que buscamos com essa ação é mostrar a importância que um animal precisa ter”.

Além de ser um momento de descontração das crianças durante as aulas, o projeto viabiliza os cuidados com os animais 
O vice-prefeito João Batista Tita Furlan salienta que o foco do projeto e desenvolver as boas ações nas crianças, para se tornarem adultos responsáveis 
bottom of page