top of page

Oferecer um local capaz de promover mudança social nos adolescentes

Esse é o objetivo do dois Centro da Juventude de Toledo, que atende em média 190 jovens

Os botons são presentes de intercambistas estrangeiros encontrados em outros países

Com o início da puberdade, uma serie de transformações acontecem tanto de ordem física e emocional e oferecer uma social para os adolescentes é essencial. Por isso é essencial oferecer o suporte, em todos os sentidos, lazer, saúde, formação social, profissional, aprovação do vestibular e acima de tudo criar a cidadania nos jovens.

Em Toledo esse suporte é dado pelos dois Centros da Juventude (CJU), um localizado no Jardim Coopagro e outro no Jardim Europa. Atualmente os dois espaços atendem juntos190 adolescentes entre 15 a 24 anos.

Entre as atividades desenvolvidas nos dois centros, são oferecidas aulas de dança, teclado, kung-fy, kickboxing, violão, guitarra, volêi e desenho. Fora as atividades diversas direcionadas como jogos de tabuleiro e futsal. Além disso, os dois centros oferecem cursinhos de preparação para o vestibular todos os sábados para jovens que desejam passar no vestibular e Enem.

A estudante do ensino médio, Andressa Machado, comenta que frequenta o Centro da Juventude do Jardim Coopagro há cinco anos. “Eu considero o local a minha segunda casa, porque é um espaço direcionado para nós jovens, onde me identifico”.

A estudante de Psicologia, Daiana Schio, já frequentou o espaço durante um ano. Ela relata que foi uma experiência que fortaleceu ainda mais a formação social dela. “Eu avalio o serviço de forma geral excelente, os professores e profissionais que trabalhavam na época que eu frequentava eram de ótima conduta, a estrutura das salas e equipamentos eram bem conservados, a biblioteca também possuía muitos livros interessantes e o lanche servido à tarde era muito bom”, salienta.

Daiana reforça um detalhe importante sobre o controle feito dos alunos. “Eu achava bem interessante o controle que era feito, e que ainda é dessa forma. Quando eu chegava para fazer as aulas de dança tínhamos que assinar um ata com horário da chegada e quando eu saía registrava o horário da saída”.

Ela ainda ressalta o fato de que o Centro prioriza o atendimento aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “A minha participação nas atividades do Centro da Juventude influenciou sim na minha formação social, porque lá eu conheci outra realidade, bem diferente da minha, e aprendi a conviver com pessoas que estavam nessa realidade e levo até hoje o conhecimento que eu adquiri com elas”.

 

Orli Boeira - Sua paixão por motos começou há mais de 15 anos. Foto: Diego Cavalcante
As aulas de dançam são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora
bottom of page