top of page

Na lista dos youtubers mais influentes do mundo o único brasileiro é o Whindersson Nunes. O piauiense iniciou o canal em 2013 e ganhou notoriedade com vídeos de paródias

O mundo chamado Youtube

Uma plataforma da internet fez nascer até uma nova profissão: o youtuber

Tatuadora há 8 anos, Marina conta que o perfil de tatuagem feminina mudou: cada vez mais as tatuagens feitas por mulheres são maiores.

Não se sabe ao certo quantos vídeos existem na plataforma, os números estão mudando a todo momento. Mas estima-se que demora-se mais de 1000 anos para assistir todo o conteúdo.

Foto: Natália Pavia

Lyrian Periolo

​

Com certeza você já ouviu falar no YouTube, mas realmente sabe o tamanho deste site? O YouTube é uma plataforma da internet que permite os usuários carregarem e compartilharem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do Paypal, um site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

​

Em outubro de 2006 foi vendido e hoje tem como proprietário, o Google. O YouTube é o site mais popular do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos. Possui uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. Todo esse material encontrado no site pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pela plataforma. De acordo com o website, ele tem mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações.

 

A cada minuto, 100 horas de vídeo são postadas no site. Esse dado ajuda a entender o tamanho do site. A plataforma lançou versões locais em mais de 88 países e 80% das visualizações são de fora dos EUA. Você pode navegar no YouTube em até 76 idiomas diferentes, o que abrange 95% dos usuários da internet.

 

Quem nunca foi fazer um trabalho no computador e deixou uma música de fundo sendo tocada pelo YouTube? Isso é bem comum. O estudante de jornalismo Everton Schmitt, 21, conta como utiliza o site. “O YouTube é uma ferramenta de grande valor, uma porta para qualquer trabalho audiovisual, amador e profissional. É uma ótima plataforma de estudo. Sou prova, pois sempre usei o YouTube para estudar. Música e fotografia são exemplos. [...] Há muita informação dentro da plataforma, é uma escola, há aulas, palestras, dicas, histórias e experiências”.

 

A estudante Priscila Colognese, 20, também acredita que o site é de grande ajuda. “A vantagem do YouTube é que você pode achar tudo lá, tanto como música, vídeos divertidos, filmes e até vídeos para usar nos trabalhos. Lá tem muita informação”.

 

Uma coisa que o YouTube criou foi um tipo de profissão: o youtuber. Muitos estrangeiros e brasileiros ganham a vida postando vídeos no site. São canais de culinária, curiosidades, terror, comédia, curta-metragem e até gameplay (jogando o jogo, mostra-se como um jogo é jogado), as opções são incontáveis. Everton Schmitt cita alguns que acompanha: “acompanho canais de vários videomakers. Aprecio o trabalho do André Pilli (conteúdo geral), Krispy media (conteúdo automotivo), entre outros. Canais informativos e de entretenimento também, como Acelerados (conteúdo automotivo), Porta dos Fundos e Parafernalha, que tem um grande público no país. Difícil listar todos”.

 

Até você pode criar um canal no YouTube se quiser, tanto para se divertir quanto para lucrar. Basta ter um bom conteúdo e qualidade de som e imagem. Vai encarar?

bottom of page