top of page

Netflix: Você tem o controle

Final de semana preguiçoso... que tal assistir um filme ou seriado? Para isso você pode usar a Netflix

Natalia Paiva

Você já ouviu falar em Netflix? Provavelmente sim! A plataforma disponibiliza desde filmes até animes (desenho animado japonês), por um preço acessível. Mas você sabia que a Netflix foi criada em 1997. A empresa foi fundada em 29 de agosto daquele ano, nos Estados Unidos, pelos amigos Reed Hastings e Marc Randolph. E o mais interessante é o motivo! Reed emprestou o filme Apollo 13 e acabou atrasando a devolução do filme e quando foi na locadora devolver descobriu que teria que pagar 40 dólares de multa, isso o deixou muito bravo.

 Foi quando ele decidiu criar um site de venda e aluguel de filmes. Contudo, em 1999 eles decidiram ficar apenas com o aluguel, mas se está pensando que era tão fácil como hoje que é só entrar no site ir ao filme que quer assistir e ‘voilà’ sentar no sofá e aproveitar, “nananinanão”! Era necessário entrar no site, escolher de um ou até oito filmes, estes eram enviados um por vez em um envelope vermelho até a casa do cliente, que depois de assistir enviava o mesmo para a sede da Netflix e assim o próximo filme da lista era enviado. E o mais importante, eles nunca cobravam multa.

O sucesso foi tão grande que diversas empresas começaram a investir na ideia de Reed e Marc. Isso fica evidenciado quando pegamos os 925 filmes que eles tinham em 1998 e comparamos com os mais de 35 mil filmes que eles possuíam em 2005, mas, como nem tudo é um mar de rosas, o sucesso deles incomodou um pouco as tradicionais locadoras dos Estados Unidos, que querendo, ou não estavam perdendo clientes.

Ok! Você deve estar se perguntando: “Mas quando começou o sistema que usamos hoje?”. A resposta seria em 2007, quando a empresa disponibilizou para os seus clientes a possibilidade de assistir pelo computador tanto as séries, os filmes e desenhos que eles tinham no acervo. E não parou por aí, em 2009 passou a ser possível assistir não só pelo computador, mas pela televisão também.

No Brasil, a Netflix chegou em 2011, e com uma promoção que dava a opção do cliente assistir durante um mês todas as produções de graça – é assim até hoje – e depois deste período, se o cliente quisesse continuar, precisava pagar R$ 15. Vendo o estrondoso sucesso que estavam fazendo, a empresa começou a investir em produções próprias, a primeira foi “House of Cards” em 2013, e logo depois foi anunciado que eles fariam novas produções. Atualmente, se tem aproximadamente 50 produções da Netflix.

As principais produções são “Orange is the Black”; “Narcos”, com o ator brasileiro Wagner Moura; “Demolidor” e “Jessica Jones” produções em parceria com a Marvel.

 “Ter vários filmes a qualquer momento e séries exclusivas”, diz Marine Tidres, 21, sobre as vantagens de se assinar a Netflix. Ainda segundo ela, antes de assinante para assistir as séries ela via on-line, pois não tinha muita escolha.

 

Atualmente a empresa possui mais de 25 mil produções disponíveis no território brasileiro. E o mais importante, este número cresce a cada atualização. Por ter tantas alternativas de filmes, séries e outros muitos assinam para conseguir suprir a falta de opções que se tem hoje na TV. Esse é o caso do trabalhador autônomo, Jefferson Lotti,  22, “procurava por uma alternativa a Tv a cabo que já não apresentava tanta qualidade em relação a filmes e séries das quais eu tenho mais afinidade”.

A plataforma abrange a todos os gostos desde quem gosta de terror até aqueles que gostam de romance. A comédia também está sempre presente e é claro que não podemos esquecer os desenhos. Então não se esqueça. Você tem o controle.

 

 

 

 

 

 

 

É possível ter mais de um usuário por conta, normalmente amigos e familiares dividem a plataforma.: Lyrian Periolo
The Walking Dead é uma das series mais assistidas do Netflix. A série está na 8ª temporada.: Lyrian Periolo
No Netflix se encontra um conteúdo variado, produções de diversos países do mundo.: Lyrian Periolo
bottom of page