top of page

Má alimentação dos universitários pode comprometer nos resultados

Por conta da rotina, muitos alunos esquecem de realizar as refeições corretamente

Tatuadora há 8 anos, Marina conta que o perfil de tatuagem feminina mudou: cada vez mais as tatuagens feitas por mulheres são maiores.
Os lanches rápidos geralmente são a preferência dos acadêmicos. Foto: Núbia Hauer

Priscila Zulin Colognese

Correria do dia a dia, trabalhos para entregar, falta de tempo e provas ao final do semestre. Todos esses fatores influenciam nas escolhas alimentares dos acadêmicos, que em meio à rotina, substituem uma refeição saudável por lanches rápidos. Alguns até deixam de comer, e esse hábito pode prejudicar nos estudos.

A nutricionista Gabriela Guedes afirma a importância de uma refeição saudável para adquirir bons resultados. “A alimentação é fundamental para que o organismo funcione de forma correta. É mais adequado ter uma alimentação saudável, principalmente no período de provas, quando é preciso uma concentração maior”.

Gabriela pontua que o nosso corpo é como uma máquina, e por isso, precisamos fornecer a ele o combustível adequado para que possa funcionar de maneira correta. “Uma alimentação completa e saudável deve ser composta, principalmente, por frutas e verduras, pois possuem muitos minerais e vitaminas. São alimentos importantes que contribuem diretamente no foco dos estudos”, complementa a nutricionista.

Para o professor Alex Santos, uma boa refeição, aliada à revisão de conteúdo antes da prova, favorece nos resultados. “É importante também prestar atenção na aula e uma noite antes da prova relembrar o conteúdo. Não adianta ficar a noite inteira estudando, pois o cérebro precisa de um tempo para registrar as informações”.

O estudante Gabriel Dieger, conta um dos motivos de nem sempre ter uma alimentação saudável. “O intervalo é muito curto, por isso geralmente eu como uma coxinha ou então pastel, pão de queijo, que é um lanche rápido”.

Já para os estudantes que preferem trazer alimentos feitos em casa, a nutricionista indica que o lanche saudável deve ser composto por vários nutrientes, como um carboidrato, proteína, e uma fonte de vitaminas e minerais.

Apesar de a Univel ter um buffet, poucos alunos jantam na instituição. Foto: Núbia Hauer
bottom of page