top of page

Uma das vozes mais conhecidas do

Oeste do Paraná

A trajetória profissional de Amir Kalil

Mariza Mattos

Nascido no dia 06/02/1964 em União da Vitória-PR, Amir Kalil é divorciado, pai de cinco filhos, dentre eles um sobrinho adotivo. Com 39 anos de profissão, recebeu muitas honrarias, mas deixa claro que sua maior conquista é poder ajudar o próximo, por meio do seu trabalho. Acompanhe a entrevista e conheça um pouco mais do radialista, figura pública, bastante conhecida no meio da comunicação do Paraná.

 

A infância e a influência na carreira

Desde criança, Kalil já cantava em festivais e destacava-se pelo timbre de voz. “[...] um dia resolvi fazer a abertura de um festival brincando. Um colega gravou aquele improviso, e para minha surpresa, foi usada essa abertura para o festival da minha cidade”.

Depois disso, com 13 anos de idade gravou um piloto para um programa, o dono da emissora ouviu e o contratou na hora.

Aos 26, quando chegou em Cascavel, surgiu a oportunidade de montar uma rádio. “[...] fizemos primeiro uma pesquisa, para saber o gosto musical das pessoas, e então atendemos essa parte. Depois introduzimos o jornalismo, que não era nada comum nas FM’s, foi muito bem aceito”.

Com perfil inovador, desenvolveu os classificados na televisão que posteriormente levou para o rádio. “[...] em 1986 quando eu comecei a fazer televisão, criei um programa de classificados, dentre eles essas vendas de automóveis que hoje nós vimos em tudo quanto é lugar, mas na época era revolucionário”.

Assumiu a direção da rádio Independência em agosto de 2016. Se auto descreve como Camaleão. Uma pessoa que se adapta conforme a situação. Ele diz que ter essa personalidade o ajuda muito. “[...] eu já falei mais do que observei, hoje observo mais do que falo. Tenho para mim, o seguinte lema: “Não se preocupe com o que os outros estão fazendo, deixe eles se preocuparem com o que você está fazendo”, enfatiza Amir Kalil.

Mesmo com uma carreira consolidada, revela que gostaria de ter sido professor, escrever um livro e fazer faculdade de direito. “[...] hoje, está tarde demais para eu começar a estudar, pretendo fazer palestras de comunicação, algo motivacional, é o que chega mais próximo.

 

A comunicação

Sobre a profissão ele é bastante conciso. “Muita gente opta por comunicação, só para aparecer nas mídias sociais ou ser premiado. Dane-se! Tudo isso não serve para nada. O interessante da nossa profissão é sempre levar a bandeira da promoção humana. Se você está ali, tem a obrigação de promover a humanidade”.

Um fato que marcou sua vida, foi um agradecimento de um anônimo sobre um off gravado para uma clínica. “[...] gravei uma chamada para os alcóolicos anônimos e recebi a ligação de um rapaz que disse: “Cara você salvou a minha vida, eu ouvi a sua interpretação e fui até lá, estou limpo há10 anos”, ex-alcoólatra.

A filosofia espírita é sua base. “[...] para tudo ou quase tudo existe respostas. Se a ciência provar ao contrário fique com a ciência. Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face em qualquer época da humanidade”.

Amir Kalil atual diretor da Rádio Independência-Cascavel PR
Foto: Divulgação
bottom of page