Novo conceito em barbearias
Um ramo que está se destacando cada vez mais no mercado

Daniela Cervi
Um lugar para conversar sobre acontecimentos da vida, discutir futebol, política e ainda tomar uma cerveja gelada. Pensou em um bar? Está enganado, a nova moda agora são as barbearias.
Com a decoração caprichada e estabelecimentos mais modernos, as barbearias oferecem muito mais que barba, cabelo e bigode. Para atender a um público masculino bastante exigente, também tem bebidas e alguns jogos disponíveis para entreter o cliente enquanto aguarda o atendimento.
Jefferson Rodrigo Alves é sócio proprietário de uma barbearia no centro de Cascavel e afirma que o investimento é o melhor negócio. “Sempre procuramos deixar o lugar mais agradável, temos videogame, fliperama, tem uma decoração diferente e cerveja”.
Em todos os lugares a demanda é grande. O ramo das barbearias parece não sentir o impacto da crise econômica. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, a categoria masculina do mercado de cosméticos representou mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor, o equivalente a um crescimento de 2,4% em relação ao ano passado.
A empresária Jane Fachini ressalta a importância da inovação. “Buscar atender bem, com decência, e sempre tentando trazer a cada dia uma coisa nova, porque senão fica naquela mesmice e acaba ficando parado”.
Motocicletas, sofás, cadeiras de couro, navalhas e diversos produtos modernos chamam atenção, mas a toalha quente ainda é a tradição que eles não abrem mão.
Abelson Ferreira da Silva é barbeiro há quatro anos e explica a técnica para uma barba bem feita, “Primeiro é feita a redução do volume da barba, depois é feito o design, depois disso é usada a navalha e toalha quente para uma melhor dilatação e a última parte é a finalização quando é utilizado um pós-barba”, afirma.