top of page

Conheça mais sobre o Kpop, a nova febre entre os jovens

A cada dia é mais comum encontrar jovens que se interessem pela cultura sul coreana, inclusive no Brasil

Natalia Paiva

Eh sexy lady, op, op, op, op Oppa Gangnam Style... Tenho certeza que você já ouviu esse refrão chiclete pelo menos uma vez. O hit de 2012 Gangnam Style do rapper sul coreano Psy, que hoje conta com quase 3 bilhões de visualizações no Youtube, foi a porta de entrada do K-pop para o  mundo. Mas você sabe o que é o K-pop?

O K-pop ou Korean Pop (Pop coreano) é um gênero musical nascido na Coreia do Sul nos anos 90. Tendo influências do pop norte-americano, R&B, Blues, Rock, Hip Hop e eletrônica, as músicas em sua maioria têm trechos em inglês, coreografias extremamente sincronizadas, vídeo clipes, além de apostar em diversos conceitos que vão desde o sexy até o mais “fofinho”.

O INÍCIO

O primeiro grupo de K-pop foi o Seo Taiji and Boys, formado por três integrantes e que estreiou em 1992, apostavam em um conceito até então pouco conhecido pelos sul coreanos, que na época ouviam músicas mais tradicionais como o Trot (música coreana misturada com músicas religiosas norte americanas) e as Baladas (músicas em tom mais lento e poético).

O trio misturava o pop com o hip hop, usavam roupas extravagantes e tinham músicas com refrões contagiantes.

Vendo o sucesso do Seo Taiji and Boys e a oportunidade de mercado, alguns empresários decidiram investir no ramo, surgindo as primeiras empresas de entretenimento pop, como SM Entertainment, YG Entertainment, JYP Entertainment e DSP Media. Como consequência outros grupos foram sendo criados e assim nascendo uma nova indústria musical.

Ainda nos anos 90, diversos boygroups e girlgroups debutaram, mas foi nos anos 2000 que o gênero ficou conhecido internacionalmente. Para Gabriel Pasini, 26, organizador de eventos da cultura sul coreana, um dos principais motivos para o interesse de estrangeiros na música foi a similaridade com bandas ocidentais: “atende uma geração de uma forma muito similar ao que as boybands e girlbands ocidentais (Backstreet Boys, N’Sync, New Kids on the Block, Westlife, Destiny’s Child, Spice Girls, TLC etc.) atendiam à geração dos anos 90”.

Segundo Maria Izabel Cavalcante, 22, ela sempre gostou muito de música e dança, mas não encontrava os dois juntos nas músicas ocidentais “Conheci o K-pop entre 2011 e 2012, em uma matéria da Capricho. Me apaixonei na hora porque eu sempre gostei muito de pop e de dança, e não tinha muito dos dois juntos em músicas americanas, então acabei me viciando logo”.

K-POP MODERNO

No início dos anos 2000, grupos como Super Junior, 2NE1, BigBang e Girls Generation iniciaram suas carreiras e logo se tornaram ícones.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o grande sucesso que os grupos estavam fazendo, o público ansiava por mais, assim, o que antes era dois, três grupos por ano, acabou se tornando dez, 15. Como se pode imaginar a competição entre esses grupos é muito grande, para conseguir um maior destaque é necessário chamar atenção, seja pela coreografia, conceito visual, temática ou letra.

Muitos apostam na sensualidade ou nas artes marciais nas coreografias, caso do boygroup GOT7 da JYP. Já na sua primeira música (Girls Girls Girls) é possível ver uma coreografia mais agressiva com acrobacias e uso de técnicas de artes marciais.

 

 

 

 

Já a cantora Hyuna é conhecida por sempre usar da sensualidade em seus vídeo clipes, um dos mais controversos é Roll Deep, que além de extremamente sensual, a letra traz uma crítica para aqueles que julgam a solista.

Hoje um dos principais representantes da cultura pop coreana é o BTS, abreviação de Bangtan Sonyeondan, o grupo formado por Kim Namjoon, Kim SeokJin, Min Yoongi, Jung Heseok, Park Jimin, Kim Taehyung e Jeon Jungkook. Estrearam em 2013 com a música. Porém, em 2015, ganharam notoriedade com a música “Dope”.

Mas se está se perguntando, como isso chegou até o Brasil? A resposta é simples divulgação online. Todos os grupos têm os seus materiais postados na internet, principalmente Youtube, pelos vídeos serem bem produzidos eles chamam atenção e fazem a pessoa ter interesse em conhecer.

Gabriel Pasini, diz que foi nos anos 2006 e 2007 que os brasileiros começaram a conhecer, mas que no Paraná foi um pouco mais tarde, entre 2009 e 2011, “foi nesse período que as pessoas começaram demonstrar interesse e a realizar eventos sobre o tema”.

O grupo BigBang foi um dos primeiros grupos masculinos dos anos 2000 a ganhar fama internacional.: Lyrian Periolo
Os grupos femininos 2NE1 (2017) e 4 MINUTE (2016) não promovem mais em grupo, suas integrantes trabalham em projetos solos.: Lyrian Periolo
No Kpop é comum os grupos lançarem mini álbuns e álbuns completos. Um mini álbum possui até oito faixas.: Lyrian Periolo
Normalmente um álbum de Kpop inclui além do CD um livro de fotos e um de agradecimento aos envolvidos na produção, família e amigos.: Lyrian Periolo
bottom of page