top of page

Ataques de animais: Suas formas de defesa

Com o calor os risco de acidentes com animais peçonhentos são mais comuns

                                                                                                                                         Debora Valdez Elesbão

Existem vários tipos e espécies de animais, alguns mais conhecidos, outros nem tanto. Contudo, animais como Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, marimbondos, abelhas e até mesmo algumas  formigas, são as espécies que possuem peçonha. O médico veterinário  Ilair Detoni , explica qual é a principal característica desse grupo, “o animal peçonhento possui  toxinas produzidas por  glândulas especializadas, que podem causar intoxicação ou envenamento”. 

 

A aranha é o animal mais comum de ser encontrada no dia a dia, mas apenas algumas espécies são peçonhentas. No Brasil as aranhas com peçonha que podem ser achadas são: a aranha marrom, Viuva-negra e armadeira. A que é encontrada com mais facilidade é a aranha marrom, pois ela procura lugares como guarda roupas, sapatos, roupas e atrás dos moveis para se esconder, facilitando então, os casos de acidente.

 

Como o ocorrido de Valdir Jimene (60), que foi picado por uma aranha enquanto vestia a roupa, “ eu peguei a calça do guarda roupa, a hora que fui colocar ela me picou. Na hora senti arder, e minha avó correu comigo para o hospital”. 

 

Outro caso é de José Ari (61) que também foi picado por uma aranha enquanto colocava o calçado, “ a hora que eu coloquei o sapato ela grudou no meu dedo. A dor foi tão forte que eu gritava. Precisei de atendimento, mas como não havia hospitais próximos apenas tomei uma injeção contra o veneno”. No Paraná foram registrados mais de oito mil acidentes com aranha marrom, entre os anos de 2015 e 2016.

 

Acidentes com cobras, são mais incomuns, mas não impossíveis de acontecer.  A maioria dos casos, acontecem por que o animal se sente ameaçado, assim ataca. Reginaldo Cezar (41), foi picado por uma cobra jararaca, que tem uma peçonha forte, podendo ocasionar a morte imediata. “Estava indo, levar o leite para minha mãe, quando sem querer pisei em algo, que era uma cobra, inevitavelmente ela me picou. Na hora não consegui ver qual era a espécie, pois a dor era muita. Enquanto estava no hospital meus tios procuraram o animal e a encontraram para que pudesse receber a dose do antidoto”.

 

O veterinario Detoni justifica os acidentes, “esses animais são mais ativos em dias quentes. Em contrapartida as pessoas também saem mais no calor, assim os encontros são mais fáceis de acontecer e ocorrem acidentes”.

Esses animais são considerados perigosos, pois são espécies de caça e defesa. Ao mesmo tempo que saem para procurar seu alimento, podem se sentirem ameaçados  por outros animais e atacar sem pestanejar. 

Encontrar animais como este em uma caminhada tem mais possibilidade de acontecer em dias quentes / Foto: Debora Elesbão
Animais peçonhentos atacam apenas quando se sentem ameaçados 
Foto:Debora Elesbão
bottom of page