top of page

Alunos elaboram projeto de Bioálcool

Os estudantes do segundo ano do colégio Sesi já traçam planos acadêmicos para seguir essa linha de pesquisa

Os alunos estão preocupados, cada vez mais, com as questões relacionadas à sustentabilidade. Seguindo essa perspectiva, dois alunos do segundo ano do Colégio Sesi de Toledo, com orientação do professor Matheus Ferreira, elaboraram um projeto que visa substituir a matéria da cana-de-açúcar para a produção de etanol.

​

Os alunos Gabriel Pereira dos Santos e Maísa Iakovasz Lagemann, por meio de pesquisas, perceberam que a cana-de-açúcar, ao invés de ser usada para a produção de etanol, poderia ser usada para a fabricação do açúcar de cozinha. Porém, outro material deveria ser usado para a elaboração do etanol. Foi por isso que surgiu o projeto Bioálcool.

​

O estudante Gabriel Pereira dos Santos explica como se deu o processo para a elaboração do projeto. “Para a Maísa e eu chegarmos a uma solução sabíamos que teria que ser algo composto por glicose, foi então que chegamos ao site da Embrapa que realiza a busca por materiais que possibilitem a produção de etanol”.

​

Gabriel diz que de início a solução parecia ser a madeira, contudo, teria que ser feito o corte e raspagem. “Estabelecemos três pontos na pesquisa: inovação, material e sustentabilidade. O estudante explica que após essa tentativa, chegou-se à maravalha, que é a serragem da madeira.

​

A aluna Maísa esclarece que mesmo após esse processo da maravalha produzindo o etanol sobram alguns resíduos. “Pesquisamos também o que fazer com esses restos, para não simplesmente descartá-lo na natureza. Chegamos à conclusão de que esses restos podem ser usados como adubo e, após o processo químico, utilizado também para corrigir o PH do solo”, pontua.

​

O professor pontua, “essa questão das oficinas e participação em feiras fazem com que os alunos desenvolvam o trabalho em equipe e a oratória. Perceber o empenho o Gabriel e da Maísa me alegra e causa orgulho, porque esse é o objetivo de todo o professor, fazer com que os alunos busquem o conhecimento fora da sala de aula”, finaliza.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 O professor ressalta que o empenho dos alunos é motivo de satisfação para ele

No projeto, os alunos buscam substituir a matéria da cana-de-açúcar para a produção de etanol

bottom of page